10 anos de Projeto Interlocuções
Nossa
História
SOBRE GILDA PITOMBO:
Doutora em Arte e Cultura Contemporânea, pesquisa as relações Arte e Psicanálise pela UERJ. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade Veiga de Almeida. Psicóloga pela UFRJ. Título de psicanalista pela Sociedade Iracy Doile, SPID. Coordenou uma pós-graduação em psicanalise na Celso Lisboa, Coordenadora e Idealizadora do Projeto Interlocuções, Literatura e Arte na: Cidade das Artes há DEZ anos. Publicação na Revista Concinnitas nº: 27/7 (www.e-publicacoes.uerj.br-index.php/concinnitas/issue/view/1204/showtod Ato poético: Entusiasmo no Amor. In: Elizabeth Rocha Miranda, Georg Cerquise (Org.) A Clínica do Ato. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013 v. p. 81-85.0 Romance Familiar Trágico de Édipo, Tempo Psicanalítico. JCR, 2009.
Apresentadora do PODCAST DIALOGANDO, pela GBCTV BRASIL .
Como nasceu o PROJETO INTERLOCUÇÕES:
Iniciarei contando meu percurso a partir do olhar de hoje como psicanalista e doutora em Arte, pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), a partir de um arrebatamento no encontro não marcado com a obra do artista plástico Victor Arruda, na sala de espera do consultório do meu analista, através do catálogo em cima da mesa, momento em que experimentei o estranho-familiar.
O encontro com a solidão sexual, névoas e fragmentações corporais visualizados em sua obra capturaram-me, deixando-me sem palavras, em silêncio sepulcral. A assinatura de Victor Arruda, o estilo nada estético de sua obra conversaram comigo de forma muito singular promovendo uma discursividade jamais vivida por mim. Vi- me sendo vista de um lugar desconhecido e estranho a mim. Por outro lado, essa angustia, me instigou a trabalhar e a apostar no desejo de ser vista e reconhecida profissionalmente. Contratei um profissional para abrir meu canal do youtube, que se chamaria: ARTE DO INCONSCIENTE e convidei o artista Victor Arruda para ministrar um curso sobre a história da arte, foi ai que realizamos um podcast com 12 episódios que contou com a participação de inúmeros profissionais,
A temática do curso versava sobre Psicanálise e Arte comentados por mim.
Para ter acesso ao Podcast completo clique aqui:
https://youtube.com/playlist?list=PL4poLA8V9a6YvB5GDRzBnaEBDamxfHWOA&si=b7hLMmKGZCk4OtSI
Trajetória - ANO DE 2014
Minha formação acadêmica em Psicologia se iniciou na Universidade Federal de Lisboa, por ocasião do trabalho de meu pai, como adido militar. Tal trajetória se estendeu naturalmente à conclusão de Federal do mestrado, que passou a ser um divisor de águas em minha vida, preparando-me para as escolhas que iriam nortear minha jornada profissional. E este ciclo de envolvimento com o legado psicanalítico freudiano se intensificou mais ainda quando do início de meu processo particular de análise, iniciado aos 20 anos de idade, ou seja, um longo, enriquecedor e revelador percurso de descobertas subjetivas que se mantém até os dias de hoje, aos 62 anos. Paralelamente, surgia o desejo de estabelecer uma fértil interlocução da Psicanálise com a Literatura, depois se estendendo às Artes, que teve seu despertar dentro de mim ainda durante o mestrado. Foi o meu tema de dissertação nessa época, baseado na questão do desamparo, e tinha como referencial histórico a temática grega de "Édipo-Rei", de Sófocles. Mais tarde, comecei a me autorizar para ministrar palestras focadas na articulação da mitologia de Édipo com a Psicanálise, a partir de convites que me eram feitos para palestras, muitas delas realizadas na Fenac, Estácio de Sá, entre outras, concluindo este período de planejamento no ano de 2008,
2014 -
A partir da experiência desenvolvida na realização de tais eventos, em 2014 viria a participar da elaboração de meu projeto mais duradouro, aos 52 anos de idade, já numa fase madura de minha vida. Iniciei essa aventura fascinante com os grandes clássicos da Literatura (Shakespeare e Dostoievski) e da História da Arte através dos tempos.
Surgiu assim desse despertar "Projeto Interlocuções". Esta iniciativa, que a princípio ocorreu em parceria com a psicanalista Marilia Flores, foi apresentada para análise na Fundação Cidade das Artes e teve uma trajetória de preciosos eventos no acolhedor espaço cultural da Sala de Leitura, quando palestrantes convidados e públicos das mais diversas formações vivenciaram uma dinâmica e valiosa troca de ideias e experiências de vida.
Após a primeira etapa de eventos que correspondeu ao período de 2014 a 2017, o projeto seguiu sobre minha coordenação, contando com um novo formato, novos convidados e novas formas de transmissão da Psicanálise com os seguidores dessa iniciativa cultural, passando a disponibilizar ao público um canal no YouTube, um Instagram com mais conteúdo e um grupo no whatsapp para compartilhar experiências profissionais e trocas com outros estudiosos e interessados na temática.
Abaixo segue algumas propostas e trabalhos realizados pelo Interlocuções:
Iniciamos o projeto em 2014 com Don Juan de Tarso de Molin (1616), quando passamos a vislumbrar a abordagem literária do escritor português José Saramago (2005), intitulado "Don Giovanni- dissoluto absolvido". Saramago relata um Don Juan profundamente ambiguo, dividido, demonstrando, ao contrário do que sempre diz, que ele não era um sedutor, mas antes um permanente seduzido. A simples presença de uma mulher perturbava-o. Era um tipo de mentiroso compulsivo, porém muito sagaz em suas historias, não tendo seduzido uma única mulher em sua vida. A fantasia de seduzido 1.003 mulheres servia justamente para compensar a falta e a inibição sexual.
O Projeto Interlocuções, acredita na arte como uma forma de interlocução muito enriquecedora com a psicanalise, pois Freud já dizia que os escritores e os poetas, estavam à frente dos psicanalistas e precisávamos aprender muito com eles, pois são grandes conhecedores da alma humana.
O objetivo desse espaço, sempre foi criar um diálogo entre a literatura e a psicanalise, porém esses dois campos do saber não se dão sem atritos.
Outro objetivo do Interlocuções é tornar a psicanalise acessível, oferecer a psicanalise a todos através de uma linguagem ampla, clara e simples, onde todos possam ser alcançados de alguma forma, queremos debater opiniões, criar soluções, resolver problemas e tratar dores que permeiam nossa sociedade.
TEMAS ABORDADOS NO INTERLOCUÇÕES:
ADOÇÃO E ADOÇÃO HOMOAFETIVA:
OUTRAS TEMÁTICAS
- MATERNIDADE
- RACISMO
- VIOLENCIA NAS ESCOLAS
- VIOLÊNCIA PSICOLOGICA
- SAÚDE DA MULHER
- PSICOPATIA DOMESTICA
- HOMOFOBIA
Entre outros temas relevantes para nossa sociedade.
Entrar em Contato
@PSICANALISTAGILDAPITOMBO